top of page

b

Boca de Jaraqui - Arte se vê por aqui

Projeto de inovação

​

        Em 1978, Elis Regina cantava os versos “o Brazil não conhece o Brasil”, canção composta por Maurício Tapajós e Aldir Blanc. Hoje, em 2023, constata-se que o Amazonas não conhece o Amazonas. Diante do exposto, um dos vários problemas que existem na sociedade amazonense é a falta de reconhecimento de si mesma, sobretudo dos seus artistas. Isso acontece porque muitos daqui não conhecem a arte da nossa riquíssima região, outros nem ao menos pensam sobre conhecer.

os motivos, que, infelizmente, é a visão das pessoas do resto do Brasil e até mesmo de outros países mundo a fora que fazem estas artes serem soterradas, bem como a nossa própria visão.

Em segundo plano, outro fator que acaba por agravar a problemática é a falta de incentivo do governo, ausência de políticas públicas e o fato de que as mídias não divulgam nada sobre esse assunto. Inclusive, há, pouca divulgação acerca da nossa região, pouca até mesmo quando uma catástrofe acontece.

           Em terceiro plano, quando há algum evento que irá trazer artistas famosos para cá, a divulgação acaba por ser gigantesca. Um exemplo disso é o evento passo a paço, o qual divulgou massivamente o nome de artistas de fora do Amazonas, como: Zeca pagodinho, Marina Sena, Djonga entre outros, enquanto os artistas do norte não tiveram divulgação, ademais, muitos deles tiveram seus contratos cancelados perto do evento, ficando sem saber o porquê, sendo assim, não tiveram a oportunidade de serem apresentados para o público, logo sofreram mais uma vez com o fator da invisibilidade já muito presente no norte.

           Além disso, mais um fator agravante apontado pela Olívia de Amores, cantora entrevistada para compor o  projeto, é a falta de reconhecimento de artistas autorais por falta de demanda, também consequência muitas vezes causada pela falta de reconhecimento, invisibilidade e também a resistência de conhecer algo novo, atrelando-se a artistas conhecidos nacionalmente

Portanto, observa-se que há uma grande resistência e baixa procura para se conhecer a arte do Amazonas. Outrossim, identifica-se que  muitas pessoas não procuram artistas do norte pois “é difícil os encontrá-los”, conforme apontado em pesquisa realizada no Google Forms. Assim, é necessário que medidas sejam tomadas para atenuar tal problemática que se faz tão presente hoje na sociedade manauara.

 

        Conforme explicitado na problemática, a invisibilidade, falta de conhecimento do público amazonense e por conseguinte a ausência de demandas, a equipe pensou em um site para democratizar o acesso à arte, e assim atenuar a invisibilidade que nossos artistas sofrem.

         Segundo Olivia, nossos artistas possuem os desafios de estúdios independentes para produzirem sua arte, formas de fazer a sua arte circular para ser consumida por pessoas de diversos lugares. Sendo assim, o site Boca de Jaraqui – Arte se vê por aqui é uma proposta de intervenção ofertada, para divulgar o máximo possível de artistas no máximo de lugares, pois oferece recepção e também incentivo a conhecer a arte de nossa região. Isto é, O site também é uma forma de lazer para trazer visibilidade para a arte, fazendo com que participemos de nossa própria cultura regional .

Ainda segundo Olivia, o recurso financeiro é um problema e sempre vai ser. Com base nisso, a equipe utilizou seus conhecimentos matemáticos aliados aos conhecimentos criativos para arrecadar fundos com a finalidade de criar e manter o site. Assim, foram vendidas rifas, vendas de bottons e bazar.

          No site também terá em sua página principal uma prévia da problemática, com um botão “Leia Mais”, que clicando apresentará a problemática completa. Abaixo dessa página, haverá uma breve apresentação dos membros da equipe, com sua função, nome e citação. Mais a baixo terá algumas fotos tiradas por nossa equipe, com as vendas e também com nossas reuniões.

Na página “Encantados”, terá a apresentação das lendas que originaram cada encantado.

          Em “Público Alvo”, apresentará o nosso público alvo para este projeto e os motivos de termos o escolhido.

          “Galeria de Arte” é a nossa página principal, nela teremos alguns artistas amazonenses, como: Olívia de Amores, Banda Alaídenegão, Eunuquis Aguiar, entre outros.

           Na página “Mural”, conterá todas as fotos tiradas pela equipe durante o desenvolvimento do torneio, com fotos da montagem de nosso robô, ajuda de outras equipes, nossas vendas e etc.

           Em “Contato”, teremos um formulário que pode ser preenchido pelos artistas que tem interesse em aparecer em nossa página

          Os artistas presentes no site inicialmente são aqueles que trabalharam diretamente com a equipe participando de entrevistas e questionários, no entanto o site não vai se restringir a eles, após o lançamento, qualquer artista interessado em ter sua arte divulgada pode entrar em contato com a equipe por meio do site, que tem uma aba especial para tal atividade.

bottom of page